Benefícios das Fibras no Emagrecimento

Benefícios das Fibras no Emagrecimento

Saiba seu peso ideal

Digite seu: Peso(ex:83) e Altura(ex:1-65):

-

previsao

As fibras alimentares que ajudam no emagetcimento são encontradas principalmente em verduras, frutas, grãos integrais e legumes, são provavelmente mais conhecidas por sua habilidade de prevenir ou aliviar a constipação e prisão de ventre.

Porém, as fibras também possuir outros grandes benefícios para saúde, como diminuir o risco de diabetes, doenças cardíacas e para o emagrecimento saudável.

Inclua-as em seu cardápio para potencializar o emagrecimento de forma saudável. Além disso, as fibras são divididas em solúveis e insolúveis, as fibras são encontradas apenas no reino vegetal e classificadas como carboidratos complexos.

As fibras passam no organismo praticamente sem serem absorvidas. Então, por que essa substância é tão indispensável para a saúde geral e principalmente para o emagrecimento?

Benefícios das fibras para emagrecer

Fibras Proporcionam Saciedade: Esse é um dos principais benefícios das fibras no emagrecimento. Pois, Em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

Fibras controlam a diabetes: As fibras retardam a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta pelo sangue e, com isso, reduz os picos de insulina. Ao entrar em contato com a água, as fibras também formam uma proteção em torno da comida e dificultam a absorção do açúcar, descartando-o no processo de digestão.

Fibras regulam o intestino: Tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

Fibras aumentam a imunidade: É o intestino responsável por produzir anticorpos, que protegem o corpo de infecções. As fibras alimentam as bactérias benéficas que vivem neste órgão, equilibrando a flora intestinal e, consequentemente, aumentando as defesas do organismo.

Fibras diminuem o colesterol: As fibras formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

Onde encontrar fibras

As Fibras alimentares, em geral, estão presentes em alimentos de baixa densidade calórica que consistiriam na quantidade de energia fornecida em proporção à quantidade de determinado alimento, contribuindo para um maior volume à refeição e maior saciedade.

As Fibras têm outras propriedades que favorecem a perda de peso. Justamente por conta desta característica de permanecer mais tempo no estômago do que os alimentos refinados, as versões integrais são capazes de prolongar a saciedade, fazendo com que a fome apareça só depois de muito tempo.

Recomendação de consumo de fibras: A recomendação é que se consuma em partes iguais fibras solúveis e insolúveis de 20 a 30g diariamente. O excesso interfere na absorção de Zinco e Cálcio, principalmente em idosos e crianças. Lembre-se da importância de aumentar o consumo de água, para ter só os benefícios que as fibras nos proporcionam.

Deixe seus Comentários

bn 03
Author image

Autor Andreia Mattos

Sou uma profissional que adora saber e escrever tudo sobre notícias de moda, beleza, saúde e fitness.
  • Sao Paulo